No Marketing Digital, a análise dos dados tem ganhado espaço no planejamento de campanhas. Na verdade, essa análise virou uma obrigação no universo digital – até já escrevi um artigo sobre isso. O fato é que, com o conceito de curva ABC e matriz de search marketing é possível enxergar o investimento em links patrocinados e busca orgânica.
É isso mesmo, porque em uma estratégia de comunicação corporativa, número é informação. E informação valiosa. Acompanhe o artigo!
Antes de mais nada, é preciso entender o conceito do Marketing de Busca, também conhecido como Search Marketing. É o segmento do Marketing Digital que tem como foco estratégias de divulgação em ferramentas de busca como Google. Para quem trabalha com mídias sociais, é importante saber o que é marketing de busca pois os conceitos são utilizados em perfis e conteúdo em um trabalho conhecido como Social Media Optimization.
Basicamente, o marketing de busca se divide em duas categorias: a das buscas orgânicas e os links patrocinados.
Busca Orgânica: É o segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google. É nessa categoria, por exemplo, que as estratégias de SEO surgem como forma de divulgação de um site;
Links Patrocinados: É o segmento do marketing de busca que trata exclusivamente dos resultados pagos conseguidos por meio de ferramentas como o Google Ads;
Curva ABC e as taxas de conversão
O conceito de curva ABC, também conhecida como Análise de Pareto ou Regra 80/20, é um método de classificação de produtos baseado na teoria de um economista italiano que observou, após um balanço, que 80% da riqueza da Itália estava em posse de 20% da população.
Basicamente, a curva ABC é responsável por identificar, de forma genuína, quais são os principais produtos ou serviços que uma empresa comercializa. Isso porque a curva ABC envolve cálculos que trazem uma visão completa do cenário. Quando a análise realizada corretamente, sai de cena a suposição sobre os principais produtos e entram dados mais assertivos.
ABC do Marketing de Conteúdo
A curva ABC é um conceito bastante usado em logística, suprimentos, produção. Transportado para o marketing de conteúdo, se você pratica alguma atividade em conteúdo, com certeza já deve ter visualizado/percebido que alguns formatos possuem mais alcance e outros mais conversão, por exemplo.
Dessa forma, saber nesse nível de análise, da diferença entre os formatos vai ajudar a estruturar melhor sua estratégia.
O que eu quero dizer é que a utilização da curva ABC é capaz de direcionar seu negócio para entender quais são os produtos ou serviços que geram um lucro maior e que merecem mais atenção nas campanhas de marketing – via Google ADS, por exemplo. Essa metodologia é fundamental na análise do desempenho do setor de marketing da empresa que vai obter dados consistentes para construir campanhas. Afinal, uma vez que o objetivo é definido, os produtos ou serviços estão corretamente alinhados, a chance das suas campanhas e vendas serem sucesso é bem maior.
Case de sucesso
Com os dados obtidos nas campanhas de Marketing de Busca permite que uma empresa entenda como os compradores pesquisam informações online. Com este conhecimento é possível alcançar esse público criando um relacionamento.
A Sabó é um belo exemplo de sucesso. A indústria produz retentores, juntas e sistemas integrados de vedação e fornece produtos originais para as linhas de montagens mundiais das principais montadoras, sistemistas e também para o mercado de reposição.
Cliente da Agência Tribo, esta indústria de autopeças está entre as 15 marcas mais “queridas” pelos mecânicos espalhados em todo o território nacional. As ferramentas de Marketing Digital – incluindo o Marketing de busca, análise de dados – aliadas à expertise de mercado digital da Tribo, desde sua fundação em 2001, foram muito importantes para que a comunicação e a integração indústria X cliente fossem melhorados significativamente na Sabó, líder de mercado no seu segmento.
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