Não é fácil seguir o ritmo das tecnologias de comunicação hoje em dia. Para atingir o seu público-alvo de forma cada vez mais efetiva, é preciso ficar atualizado. Confira as tendências de Marketing Digital que estarão em alta neste ano e prepare seu planejamento para adaptar suas técnicas.
1. MOBILE
Já faz alguns anos que o acesso à rede através de dispositivos móveis (celulares e tablets) ultrapassou os computadores pessoais (PC e Mac). O motivo de o item número 1 dessa lista ser o acesso móvel está nas estratégias de Marketing Digital. Acontece, entretanto, que as estratégias de comunicação on-line não acompanhavam esse perfil de consumo, deixando de lado uma informação tão vital. Em 2017, isso deve mudar. O Google já está deixando para trás desde 2015 os sites que não se adaptam à linguagem móvel, o que se tornou fator determinante para o sucesso de qualquer campanha digital. É essa evolução que configurará a comunicação móvel no próximo ano.
2. TECNOLOGIA WEARABLE
2017 será, sem dúvida, o ano dos dispositivos inteligentes e da tecnologia wearable.
Mas o que é tecnologia wearable?
Trata-se de dispositivos como o iWatch da Apple, ou o Google Glasses. Itens computadorizados que são usados como vestuário e serão uma das mais fortes tendências em 2017. Eles são mais uma evolução da tecnologia móvel, oferecendo ao usuário uma experiência digital mais integrada à sua rotina e ao anunciante a oportunidade de se comunicar com seu público de formas mais variadas, criativas e, acima de tudo, personalizadas.
3. PERSONALIZAÇÃO
Sabe quando você procura no Google o preço daquela máquina fotográfica que você está pensando em talvez um dia comprar e, de repente, começam a pipocar inúmeros anúncios de máquinas fotográficas em todo site que você entra? Pode parecer assustador no começo, mas esse tipo de personalização tem dado muito certo, tanto para o Google, quanto para o anunciante e principalmente para você. Esse hábito de comunicação online continuará se propagando em 2017 com ainda mais força, pois o consumidor, que já está começando a se acostumar com essa nova realidade, se tornará mais exigente no que lhe é ofertado.
Portanto, se você pretende utilizar esse recurso para anunciar sua loja on-line, fique de olho nas estratégias que irá adotar, pois esse tiro pode sair pela culatra se você não planejar tudo com muito cuidado.
4. MÍDIAS SOCIAIS
É inegável o poder que as redes sociais vêm ganhando nos últimos anos. Esse poder vem se convertendo em um relacionamento muito mais próximo entre consumidor e anunciante, e isso tomará um rumo ainda mais vertiginoso no próximo ano.
É muito importante prestar atenção em como o consumidor tem se comportado nas mídias sociais. Para isso, tem se tornado essencial o investimento em profissionais da área para construir ou reparar a imagem das marcas perante comunidades como Facebook, Twitter e outros.
5. TECNOLOGIA A FAVOR DAS BOAS AÇÕES
Com a proximidade cada vez maior entre anunciante e consumidor, oferecer um bom produto ou serviço já deixou de ser um diferencial. A sua marca é muito mais do que o que você oferece. Hoje, ela também é as bandeiras que você levanta, as camisas que você veste.
Desenvolver uma imagem social é uma estratégia muito importante para o bem-estar da sua empresa. É por isso, por exemplo, que a Netflix tem conquistado os corações de seu público. Além de dar visibilidade à causa feminista e LGBT através das suas produções originais, a marca promove as bandeiras que levanta em ações pontuais nas mídias sociais, o que promove humanidade, convertendo todo esse amor em um crescimento global.
6. MARKETING DE CONTEÚDO
Como eu disse anteriormente, não basta apenas oferecer um produto de qualidade. Isso já deixou de ser um diferencial há muitos anos. Talvez nem nunca tenha sido. Mas, quando se fala de interação digital entre consumidor e anunciante, conteúdo é palavra de ordem.
O uso do Marketing de Conteúdo já tem ganhado visibilidade nas estratégias de comunicação há alguns anos, mas é em 2017 que ele será reconhecido como merece.
7. VÍDEOS
Existe, no meio publicitário, uma discussão muito grande sobre o fim da televisão. Por isso, muitos desacreditam no poder que os anúncios em formato de vídeo têm sobre o consumidor.
Pois bem, trago novidades. Primeiro: não, a televisão não chegou nem chegará ao fim. Ela só está passando por uma gigante transformação. Mas isso é assunto para outro dia. Segundo: mesmo se estivesse no fim, a televisão não é o único meio de comunicação que veicula vídeos.
Agora vamos aos fatos. Ao contrário do que se pensa, o avanço das tecnologias de vídeo são a causa real do quanto eles se tornarão essenciais em qualquer planejamento de mídia em 2017, já que o poder de interação com o consumidor ficou ainda maior através das mídias sociais. Por isso, o desenvolvimento de vídeos para a internet continua em alta, não somente no que diz respeito a comerciais, mas também na geração de conteúdo para agregar valor às marcas.
E você? Tem alguma ideia de como o Marketing Digital poderá trazer novidades em 2017? Conta pra gente nos comentários.
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